terça-feira, 15 de maio de 2012

Boa Noite gente!!



Hoje, além de vir falar sobre um assunto dentro da área profissional da moda, venho anunciar meu novo cargo: 

Assistente de Estilo!


Pra quem não sabe, a assistente de estilo dá todo o suporte direto a estilista. Auxilia e, muitas vezes, cria toda a coleção, desenha, rascunha, cuida do processo de confecção, acompanha toda as etapas da peça, está presente no momento da prova (neste caso, eu serei também modelo de prova!), opina nas peças, faz toda a pesquisa de mercado e tendências, enfim, sou uma estilista aprendiz!

Lutei muito por esta chance e agora a tenho só pra mim! :D estou muito feliz!

Pra quem não conhece muito meu trabalho, acesse meu site:


Aqui tem croquis, editoriais, desfiles e mais trabalhos que realizei (o site ainda está em construção mas ta bem bacaninha! ).

~~Vamos ao assunto de hoje: PORTFÓLIOS!~~

 Então gente, pra continuar aqui a postagem, venho dizer sobre a importância de um PORTFÓLIO na vida de um Designer de Moda (e na verdade todo tipo de Designer!).

O portfólio, as vezes, fala mais do que muito CV. Nele que consta todos seus feitos mais grandiosos, sejam acadêmicos, de trabalho ou por hobby mesmo.

Vale colocar todo tipo de trabalho: Fotográfico, impresso, em texto, etc. Porém deve estar bem apresentável e de forma que quem esteja avaliando entenda claramente.

Há hoje diversas formas de portfólio: Onlines, em pastas A3, pastas A4, apresentado em tablets, encadernados, enfim, hoje há portfólios para todos os gostos e bolsos!

Para a ordem, você pode seguir algumas dessas dicas. Servem tanto para portfólios impressos ou onlines:

  • Se apresente

Diga seu nome, uma pequena descrição do que você faz e seu tempo de experiência. É como se fosse um pequeno resumo do seu CV, porém com informações diretas.
  • Características de um bom portfolio

Um bom portfolio deve ser bem estruturado, organizado e limpo. A seleção dos trabalhos deve ser rigorosa. Escolha os melhores. Qualidade é melhor que quantidade. Não precisa colocar seus primeiros desenhos ou aquele texto enorme. Portfólio é muito visual, portanto, nada de tentar prender a atenção de alguém com muita leitura.
  • Edite seus trabalhos

Se puder melhorar alguma foto, logomarca ou algo do tipo, faça-o. É melhor que mostrar algo com erros ou feio. Às vezes, alguma foto fica escura ou você pode melhorar aquela corzinha do desenho, então, faça isso.
  • Se não tiver nenhum trabalho ou poucos…

Faça sites ou tire fotos para seus parentes e amigos. É a melhor maneira de começar. Refazer designs ou sistemas antigos são boas opções. Faça pequenos editoriais de moda/qualquer outro tema que seja, imprima as melhores fotos, faça alguns esboços ou crie marcas e layouts. Nada desesperado. Faça como se fosse para alguma aula ou curso.
  • Cuidado com os erros de português

Esteja certo de que um pequeno erro de acentuação pode te fazer perder um trabalho. Revise quantas vezes for necessário. Não sabe direito o que significa tal palavra? Não a use. Não complique a linguagem.
  • O que incluir em seu portfolio

Fotos do trabalho( desenhos, colagens, fotos), breve descrição e sua participação. Se for impresso e tiver algum material online, divulgue o endereço.Fora tudo isso, eleja uma seção para mostrar seu melhor trabalho. Peça opiniões de amigos e conhecidos da área e faça ser a parte mais interessante do seu portfólio. Procure focar o melhor trabalho de acordo com o objetivo buscado: Quero ser Designer! = mostre o melhor layout que já criou, ou a melhor página de revista!
  • Onde divulgar seu portfolio

  • Assinatura de email.
  • Cartões.
  • Deixe o link em seu MSN.
  • Em seu perfil em redes sociais como Orkut, Facebook e LinkedIn.
  • Fóruns – pedindo avaliação do mesmo.
  • Fazendo comentários inteligentes em blogs.
  • Criando um blog – escreva textos inteligente e únicos. Você criará leitores fiéis e eles o recomendarão a algum amigo que precisar.
  •  
  • Essas são algumas dicas gente, vale a pena seguir e montar um ótimo portfólio. Vai seguir com vocês pro resto da vida! :) Até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário